Aguarde, carregando...

Cultura

Estação Cultural em Canela

S&S Eventos Ltda - Local: Rio Grande do Sul

Compartilhe

 

Canela é um dos melhores destinos turísticos do Brasil que encanta milhões de visitantes pela variedade de atrações turísticas e culturais. Pensando nisso a Estação Campos de Canella, um dos lugares mais visitados da Serra Gaúcha, a imponente Estação Campos de Canella resgata a história da cidade e oferece um calendário de atrações movimentado para comunidade e turistas. O local é um complexo cultural, gastronômico, comercial e de entretenimento localizado no centro da cidade.

Objetivo é criar um evento que seja de referência nacional, abrangendo diversos segmentos artísticos. Fomentar um polo de intercâmbio e difusão cultural no Sul do Brasil. Valorizar a classe artística e profissionais da cultura. Transmitir conhecimento de forma extensa e inclusiva para comunidade e visitantes.

O evento Estação Cultural em Canela planeja ocorrer ao longo de 2021 e 2022 por meio de uma programação qualificada e diversificada, e de um grande intercâmbio cultural entre artistas de várias partes da região, do Rio Grande do Sul, e do país.

• Cultura o ano inteiro;
• Dezenas de atrativos culturais.

A Cidade

Tranquilidade e muitas opções de lazer e descanso. Belos parques e atrativos turísticos, que usam como cenário belezas naturais, matas nativas, ar puro, o cantar dos pássaros e belas estruturas construídas para bem receber, proporcionando momentos de paz, diversão e lazer.

Gastronomia que contempla várias culturas, com atendimento de excelência e deliciosos sabores cuidadosamente temperados. O tradicional churrasco, o romântico fondue e o doce chocolate caseiro são especialidades que agradam. Hotéis e pousadas cheios de aconchego, muito conforto e atendimento diferenciado.

Eventos culturais e de lazer para todas as idades, durante o ano todo. Comércio variado com malhas, artesanato, couro e grifes. Belezas naturais sempre bem cuidadas e preservadas chamam a atenção de seus visitantes.

Parques cheios de mata nativa, quedas d’água de 131 metros, trilhas, morros e vales com vistas inesquecíveis. Tudo isso é um convite para os casais românticos, para as famílias que buscam lazer ao ar livre e também para os adeptos de turismo aventura. Além disso, empreendimentos que buscam oferecer sempre novidades com muita segurança para seu público.

História

O primeiro proprietário do território foi Joaquim da Silva Esteves, o qual obteve em 1821 da Coroa Portuguesa o título de “Campestre Canella”.

O nome da cidade provém de uma árvore, chamada de Canela, então localizada não longe do local onde está atualmente a praça central da cidade, a Praça João Corrêa, esta caneleira servia de ponto de encontro e pousada de tropeiros. O Coronel João Corrêa Ferreira da Silva foi o desbravador do povoado, construiu uma estrada de ferro, iniciando a obra por volta de 1913 sendo está concluída em 1924, ligando Canela a Taquara.

Em 1913, foi criada a “Companhia Florestal Riograndense”, esta Companhia comprava pinheiros e terras nas redondezas do Caracol. Para exploração desses pinheiros foram instaladas cinco serrarias. Foi contratado por esta Companhia o Sr. Helmut Schmitt, prático em locação de estradas e instalações de serrarias, e por conta da Companhia Florestal, este mandou construir diversas estradas, desde a localidade do Caracol até o Banhado Grande, Esteinho, Ferradura, Tubiana, etc. Em 02 de março de 1926, Canela foi catalogada pelo Ato nº 302 como 6º Distrito do Município de Taquara. O movimento emancipacionista tomou maior vulto a partir de 1942.

Em 28 de dezembro de 1944, pelo Lei Estadual nº 717, foi criado o Município de Canela, tendo sido instalado 1º de janeiro de 1945, sendo nomeado como primeiro prefeito o Sr. Nelson Schneider.

VEJA O VÍDEO DO PROJETO