Aguarde, carregando...

Cultura

Inclusão em Cena

P4 Prod. Culturais e Artísticas - Local: Itinerante

Compartilhe

 

O Espetáculo

 

Ele combinava genialidade, profundo senso de moral e total indiferença às convenções. De personalidade controversa, um tanto quanto temperamental, principalmente em suas relações pessoais, Albert Einstein é o símbolo de tudo o que é novo, original e incerto na era moderna. Ao longo de sua vida, o cientista atuou em prol da paz. Doou os manuscritos de seus trabalhos científicos para a Universidade Hebraica de Jerusalém, da qual foi presidente de 1925 a 1928. Recusou um convite para retornar ao cargo em 1933, por discordar da forma como era administrada. Uma semana antes de sua morte assinou sua última carta. Foi endereçada a Bertrand Russel, na qual concordava em que seu nome fosse incluído em um manifesto pedindo a todas as nações que abandonassem as armas nucleares.

É este gênio, sob o ponto de vista estritamente humano, que a peça EINSTEIN apresenta. Quem espera ver uma obra didática sobre o físico que inventou a Teoria da Relatividade, encontrará uma reflexão articulada, inteligente e abrangente sobre um homem que não pensou o mundo apenas em termos matemáticos, mas que fez uma leitura humanística do seu tempo.

O monólogo é apresentado por Carlos Palma, prêmio Mambembe em 1998 por sua atuação, com direção de Sylvio Zilber. A peça ganhou o reconhecimento nacional sendo apresentada praticamente em todo o Brasil, dando origem ao projeto Arte Ciência no Palco que ao completar 22 anos, tem em seu repertório 19 espetáculos cujo objetivo é trazer o conhecimento científico mais próximo do público, conectando com suas implicações éticas e morais.

Por meio do teatro o projeto irá proporcionar a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social e um momento de lazer para o público, contribuindo assim para a formação de plateias, a valorização da cultura e da personalidade do cientista Albert Einstein. O espetáculo premiado “Einstein”, do Núcleo Arte e Ciência no Palco, na sua cidade! 6 meses de whorkshops de teatro para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em cada cidade. Projeto solidário: renda das bilheterias revertida para Instituições filantrópicas. Público juvenil e adulto. Cerca de 500 espectadores por apresentação e 4.000 espectadores em todo o projeto.

Criado em 1998 por Carlos Palma e Adriana Carui, o núcleo Arte e Ciência no Palco é uma companhia teatral brasileira que escolheu dedicar-se ao fazer teatral pensando no homem e na sociedade com a lente da ciência. Pensar e sentir os conflitos éticos da ciência através do teatro, com sua imensa capacidade de envolver, emocionar e provocar. Utilizar-se da arte para despertar o público para as responsabilidades e consequências dos avanços da ciência, é muito produtivo.

Nos mais de 17 anos, o núcleo ACP criou um repertório com 19 espetáculos. Reconhecido pelo público e pela crítica especializada, traz no histórico desses espetáculos a seleção ao “Funarte Cidades”, ao Mês Teatral da Prefeitura de São Paulo, recebeu o Prêmio Mambembe de melhor ator, o Prêmio Qualidade Brasil de melhor espetáculo e indicação a melhor ator, três indicações em ao Prêmio Shell de melhor diretor, melhor iluminação e melhor cenário, três indicações para o Prêmio Coca-Cola/Femsa, foi contemplado duas vezes com o Prêmio Estímulo Flávio Rangel do Governo de São Paulo e outras duas vezes com o Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

 

Durante sua a trajetória, a companhia esteve ao lado dos que, certamente, formularam questões e ajudaram a construir uma estrutura científico-filosófica de inquestionável beleza e audácia – começou com Einstein, passou por Niels Bohr, Heisenberg, Darwin, Lavoisier, Richard Feynman, Alan Turing, Marie Curie, Rosalind Franklin, Berta Lutz, Hipácia de Alexandria; resvalando em Mario Schenberg, Galileu e Newton. Os espetáculos do repertório servem em boa medida para motivar, despertar interesses, contextualizar historicamente os fatos narrados, colaborando na didática, mas, acima de tudo pela sua própria essência artística, revelar o humano presente no ato desvendatório da natureza.

Workshops de Teatro e Inclusão Social

O teatro é uma atividade que envolve a pessoa em todos os sentidos: trabalha a postura corporal, a respiração, a fala, desenvolve a leitura e é uma ferramenta para a vida estudantil e profissional em qualquer área de atuação. O workshop focará no desenvolvimento das competências essenciais humanas e de atuação, por meio de improvisações individuais e coletivas. Para tanto, utilizará de recursos vocais, corporais, emocionais, plásticos e tecnológicos, com o objetivo de transmitir ao espectador o conjunto de ideias, situações e ações dramáticas, aliando sua criatividade às indicações do professor e ao compromisso ético-ambiental.

Atuando com alunos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o workshop visa transformar a vida desses jovens, fornecendo conhecimentos e ferramentas para enfrentar o dia a dia e a vida adulta. Durante as aulas os alunos montarão uma minipeça temática, que será encenada antes do espetáculo principal. Os temas podem ser indicados pelos patrocinadores e sob a orientação dos professores, oferecerão uma grande variedade de abordagens possíveis para o exercício criativo e intelectual. O workshop também permitirá aos jovens uma integração não só com a atuação, mas também com bastidores, criação de cenários e figurinos, som e luz, área técnica e direção geral. Funções que irão aproximá-los do fazer teatral de forma profissional.

VEJA O VÍDEO DO PROJETO