Aguarde, carregando...

Criança

Clube da Leitura Digital

Observatório do livro e da leitura - Local: Ribeirão Preto

Compartilhe

 

O objetivo do projeto é proporcionar às crianças e aos adolescentes beneficiados o acesso aos livros e à leitura literária como caminho para o desenvolvimento pessoal e cidadão, visando ampliar seu universo cultural, impactar em seu desempenho escolar e gerar maior protagonismo na comunidade. O projeto atua diretamente sobre os baixos índices de leitura de crianças e adolescentes nos segmentos de baixa renda. Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” (Ibope/Instituto ProLivro, 2016), a leitura de livros nesse grupo é 5 a 6 vezes menor do que nas classes ricas. Isso apenas amplia o fosso social que separa esses grupos.

O acesso reduzido à informação e ao conhecimento proporcionado pela cultura letrada prejudica a formação, gera visões acríticas e reduz o potencial de protagonismo social. O mau desempenho escolar é uma das consequências. Na vida adulta, as chances de terem menos oportunidades, os piores empregos e salários mais baixos, com menos direitos e cidadania, tornam-se maiores. Para enfrentar tais disparidades, especialistas indicam medidas simples e eficazes, como os clubes de leitura, que tanto fomentam a leitura quanto funcionam como espaços de convivência. Estimulados pelo ato de ler, trocam perspectivas, sonhos, ideias e planos, levando a novas percepções, comportamentos e atitudes, tendo como ponto inicial a valorização das experiências de vida de cada um.

O Observatório do Livro e da Leitura é uma fundação de direito privado que, desde 1999, transforma vidas e impacta comunidades por meio do fomento à leitura.

Cada clube de leitura possui, em média, 10 membros, que se reúnem uma vez por semana para ler e discutir o livro escolhido. Durante os encontros, que têm 2 horas de duração e ocorrem sempre no mesmo lugar e horário, são realizadas sessões de Biblioterapia. Os enredos, personagens e cenários do livro servem como ponto de partida para as conversas, abordando temas como cidadania, ética, respeito, violência, tolerância, harmonia, sustentabilidade e paz. Voluntários orientam os membros sobre o uso de aplicativos de leitura em tablets, celulares e computadores.

VEJA O VÍDEO DO PROJETO