Aguarde, carregando...

Cultura

Camerata Florianópolis

Ass.Filarmônica Camerata Florianópolis - Local: São Paulo

Compartilhe

 

A Camerata Florianópolis fundada em 1994 pelo maestro Jeferson Della Rocca, desde 1998 conta com a produção de Maria Elita Pereira. Em 2021 realiza sua 28º Temporada de Concertos, ocupando um importante espaço na agenda cultural da capital de nosso Estado. A orquestra sempre voltada às questões sociais, contribuiu para a democratização do acesso a espetáculos eruditos e implantou projetos educacionais. Obteve grande êxito em concertos pela Europa. Além do repertório camerístico e sinfônico, participou da montagem de 10 óperas e espetáculos do gênero popular como: MPB, Jazz, Reaggae, música para cinema, Rock e POP Music. Gravou 11 CDs e 5 DVDs, dentre eles as parcerias bem-sucedidas com o DAZARANHA e o EXPRESSO RURAL.

Em 2018 estreou a ópera-rock FRANKENSTEIN do compositor e pianista Alberto Heller. Gravou trilhas para vídeos institucionais e cinema. Tem realizado concertos com importantes artistas brasileiros como Lenine, Toquinho, Daniel, Paulinho Moska e Zeca Baleiro, e obteve destaque internacional no show com o guitarrista Steve que participou na edição 2015 do Rock in Rio, dentre outros. Recebeu em 2011 o Prêmio Franklin Cascaes de Cultura da Prefeitura Municipal de Florianópolis, em 2012 a Medalha Mérito Cultural Cruz e Souza do Governo do Estado de SC, em 2015 recebeu o “Prêmio Edino Krieger” como “Destaque Musical do Ano” da ACLA e em 2017 a Medalha Emílio Blum da ACIF e a Medalha Virgílio Várzea de Mérito Cultural da Câmara de Vereadores de Florianópolis.

O Projeto também conta com objetivos específicos por exemplo: viabilizar a realização de 17 apresentações da orquestra em teatros, centros comunitários, igrejas, escolas e/ou clubes e ao “ar livre”, incluir na programação obras de música erudita ainda inéditas em Florianópolis, realizar concertos com formação camerística, clássica e sinfônica, apresentações de diferentes versões orquestrais de programas de música popular tais como Jazz, Música Popular Brasileira, Rock Camerata, POP Camerata, Clássicos do Cinema Infantil, Música para Cinema e Música Eletrônica, entre outros.

O presente projeto visa viabilizar a realização de uma série de concertos com a orquestra catarinense Camerata Florianópolis, com participação de solistas e músicos convidados em teatros e outros espaços alternativos como clubes, igrejas, escolas, centros comunitários e ao “ar livre”, de Florianópolis e diversas cidades das regiões Sul e Sudeste do Brasil, interpretando música erudita e popular. Os espetáculos em teatros das capitais serão com ingressos a preços populares e os demais com entrada gratuita. O objetivo geral é realizar uma série de 17 concertos com a Camerata Florianópolis e regência do maestro Jeferson Della Rocca em cidades da região Sul e Sudeste do Brasil (interior e capitais), interpretando música erudita e arranjos orquestrais de músicas do gênero popular. Os concertos contarão com a participação de músicos convidados e solistas. Concertos eruditos contemplando obras para orquestra de cordas e formação sinfônica dos compositores: ANTONIO VIVALDI, JOHANN SEBASTIAN BACH, WOLFGANG AMADEUS MOZART, LUDWING VAN BEETHOVEN, PIOTR ILICH TCHAIKOVSKY, ANTON DVORAK, ASTOR PIAZZOLA, ALBERTO HELLER, EDINO KRIEGER, LUIZ ZAGO, entre outros.

VEJA O VÍDEO DO PROJETO