Aguarde, carregando...

Competições

Futsal Venâncio Aires IV

Assoc. União de Bairros Futsal - AUBF - Local: Rio Grande do Sul

Compartilhe

 

Estimular a prática do esporte, viabilizar a socialização aliada à formação e permitir que os atletas sejam agentes transformadores de suas realidades. Este é o propósito do projeto Futsal de Venâncio Aires, que oferece ensino da modalidade para crianças e adolescentes de 04 a 15 anos (masculino) e de 09 a 15 anos (feminino). Essa iniciativa, que promove a cidadania, beneficia mais de 150 jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.

No contexto da cidade de Venâncio Aires, o projeto proporciona a democratização da cultura e da arte para cerca de 40% dos habitantes que residem em áreas rurais e não têm acesso a essas oportunidades por meio das escolas municipais de ensino básico.

É previsto que ao término do projeto, os alunos iniciantes tenham conhecimento das regras básicas do jogo e estejam aptos a participar de uma partida amistosa em quadra. Quanto aos alunos das turmas avançadas, espera-se desempenhos satisfatórios nas disputas, com maior atenção e habilidade comunicativa. O projeto também visa a melhoria do condicionamento físico e comportamental de todos os atletas.

Metodologia:

Os alunos serão submetidos a avaliações físicas, e o planejamento das aulas será elaborado considerando as especificidades de cada turma. A cada 3 meses, serão realizadas avaliações para verificar as evoluções dos participantes. As crianças terão a oportunidade de participar de campeonatos locais, sendo divididas em categorias que respeitam suas particularidades e limitações:

No masculino, serão 12 alunos nas categorias Sub-7 e Sub-8 (iniciantes), Sub-9, Sub-11, e 15 alunos nas categorias Sub-13 e Sub-15.

No feminino, serão 15 alunas nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15.

Vantagens do Futsal:

A prática desta modalidade oferece diversos benefícios aos participantes, tais como:

  • Estímulo à concentração
  • Desenvolvimento da coordenação motora
  • Aprimoramento da capacidade cognitiva
  • Estímulo à competição saudável
  • Facilitação da socialização
  • Combate à obesidade infantil
  • Desenvolvimento de valores éticos e morais, e ensino do respeito às regras
  • Incentivo à autonomia e responsabilidade

VEJA O VÍDEO DO PROJETO