Aguarde, carregando...
O projeto Saúde com Mais Água tem o objetivo de levar alimento e água potável para comunidades próximas da cidade de Lapão, no sertão baiano. Por ser uma região que sofre com a estiagem, o projeto irá implementar uma horta comunitária que fornecerá sustento para 12 famílias e, com um poço artesiano, levar água para mais de 200 famílias.
Pautado na sustentabilidade, o projeto contará com um sistema de energia solar. Para evitar a utilização de combustíveis fósseis, o gerador alimentará a bomba do poço e o dessalinizador, resultando em um impacto ambiental zero. Durante a execução do projeto, haverá cursos de capacitação e educação para jovens e adultos da comunidade. Os módulos de ensino se concentrarão em alimentação saudável e administração das hortas.
Criado em 2015, o Instituto Água Viva é uma organização social sem fins lucrativos que atua no Sertão do Nordeste, sobretudo nos estados da Bahia, Piauí e Pernambuco. O projeto será implementado em fases. A primeira fase do projeto inclui a compra do terreno, perfuração do poço, preparação e plantio, com duração de seis meses. A primeira colheita está prevista para quatro meses após o plantio. A segunda fase consistirá na implementação do dessalinizador, que fornecerá água potável para mais de 200 famílias da região, com um prazo de 120 dias. Também será realizada a implementação da logística, envolvendo a compra de um caminhão-pipa para levar água até as residências, proporcionando mais comodidade às famílias, que anteriormente precisavam se deslocar para obter água. A fase dois oferecerá a infraestrutura necessária para que as famílias recebam água em suas residências. Na fase final, serão distribuídas caixas d’água nas residências para armazenar a água, que será abastecida semanalmente, com uma capacidade de 1000 litros. Atualmente uma família no sertão utiliza em média apenas 20 litros de água por dia.