Festival De Cinema Coreano SP
Lei de Incentivo: PROAC
Amaná Produção Cultural Ltda
Local:São Paulo
My Korean Film Festival - MYKO traz ao Brasil 10 longas-metragens e 10 curtas-metragens inéditos da recente cinematografia coreana, durante seis dias, em cinco cidades brasileiras, com exibição em salas de cinema e por streaming, sob a curadoria do cineasta e produtor André Sturm. Para a premiação será composta uma Comissão Especial Julgadora. Durante o festival, serão realizados debates com cineastas coreanos e brasileiros, em formato híbrido, e oferecidas oficinas de produção de vídeo produzidas em smartphone para escolas públicas.
O público-alvo do projeto são jovens de 25 a 35 anos, estudantes, profissionais liberais, interessados em inovação, criatividade e sucesso! A iniciativa participará da comemoração dos 60 anos da imigração coreana no Brasil, em 23 de fevereiro de 2023. O Instituto São Paulo de Arte e Cultura – ISPAC, o Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais - IBEFEST, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo e a Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, são os apoiadores oficiais do projeto.
O boom da cultura sul-coreana foi amplificado na última década pelo sucesso internacional de astros do K-Pop. Já as produções audiovisuais da Coreia também foram elevadas a outro patamar depois que o filme "Parasita" quebrou barreiras que pareciam intransponíveis, conquistando quatro premiações no Oscar 2020, além de ter ganhado a Palma de Ouro em Cannes, 2019, e o Globo de Ouro de melhor filme de língua estrangeira em 2020. A indústria criativa da Coreia do Sul contribui para a projeção internacional e desenvolvimento econômico do país. A iniciativa do My Korean Film Festival - MYKO ampliará o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Coreia, no momento em que o Brasil se posiciona entre os primeiros consumidores dos produtos culturais sul-coreanos, oferecendo uma experiência enriquecedora para o público das cidades atendidas, em espaços de fácil acesso, de forma gratuita, com ampla divulgação nas redes sociais. O projeto atingirá cerca de 50.000 pessoas durante as exibições nas cidades atendidas, e em torno de 1 milhão de pessoas na exibição em streaming privado em parceria com o Belas Artes à La Carte e público em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.