BENEFÍCIOS
Cesta básica mensal para os jovens de baixa renda cujas famílias estejam inscritas em programas de transferência de renda;
Uniforme completo para cada aluno, composto por camisetas, calças e agasalho;
Transporte dos alunos da casa até o local de realização do projeto e retorno à residência;
O Projeto “Recanto Musical” implantará e manterá polos de formação que oferecerão 3 aulas semanais com duração de 2 horas cada, totalizando 192 horas de formação por ano. Serão formadas turmas de jovens entre 10 e 17 anos de idade, que terão suas atividades durante o contraturno escolar, de manhã ou de tarde. Ao todo serão 50 vagas de formação musical por polo de atendimento.
O projeto “Recanto Musical” visa a formação e capacitação de jovens em comunidades com baixos Índices de Desenvolvimento Humano – IDH, com o objetivo de:
1.Contribuir para o processo de inclusão de música na educação de jovens em vulnerabilidade social, em núcleos/unidades de capacitação que, além de se apoiar nas principais referências educacionais adotadas no país, se desenvolve em duas propostas concomitantes: uma delas voltada para a formação do músico como intérprete, e a outra como jovem protagonista em sua comunidade que através da música e da prática e vivência em conjunto encontra e desenvolve novos parâmetros em seu amadurecimento como cidadão.
2. Oferecer novas possibilidades para que a música possa ser opção de profissionalização de jovens através de um processo de formação continuado, utilizando diversos instrumentos, através do encontro, formação de grupos estáveis, prática de conjunto, pesquisa e desenvolvimento do cancioneiro popular brasileiro, além dos clássicos.
SELEÇÃO
Haverá audição pública para seleção dos jovens que irão ingressar em cada polo. O projeto prima pela qualidade da formação e por esta razão oferecerá todas as condições básicas a cada jovem, tais como reforço na alimentação, uniforme, instrumentos musicais e transporte durante um ano de atividades. Além da audição pública, serão considerados também, como critérios de seleção: renda familiar, imprescindível que estejam cursando o Ensino Fundamental e/ou Médio em escola pública (ou bolsista em escola privada), o histórico escolar e a aptidão nata.
APRESENTAÇÕES
O projeto visa realizar apresentações abertas ao público geral de forma gratuita e irrestrita ao longo do projeto. Ao final do primeiro turno de 4 meses, haverá em cada cidade, com a participação dos jovens inscritos no projeto local, uma apresentação “Mostra Processo” aberta à comunidade local. Ao final do segundo turno de 4 meses, haverá em cada cidade, com a participação dos jovens inscritos no projeto local, uma apresentação “Mostra Final” aberta à comunidade local.