As oficinas geram resultados que podem ser constatados com clareza e rapidez, proporcionando experiências de sucesso aos participantes, experiências essas tão importantes para a construção de um autoconceito positivo e para a elevação da autoestima, assim como o desenvolvimento dos participantes nas suas capacidades funcionais, nas áreas social, cognitiva e emocional.
A arte expressa, seja em qual modalidade for, como pintura, escultura, música ou teatro atribui sentido às sensações, sentimentos e pensamentos e faz parte do cotidiano das pessoas. Assim, os conteúdos de Arte não podem ser esquecidos, devendo ser ensinados por meio de linguagem que favoreça a interação e a participação.
Ao traçar sua, O IOK acompanha a trajetória do beneficiário e sua evolução durante a realização das oficinas, adaptando e por intermédio de pesquisas e instrumentos inéditos como o Indicador de Desenvolvimento Olga Kos (Idok) e o Índice Nacional de Inclusão Olga Kos (Iniok_pcd).
Os principais objetivos dos projetos são: a autonomia e o desenvolvimento social da Pessoa com Deficiência por intermédio de suas práticas; melhorar a qualidade de vida, os canais de comunicação e expressão dos participantes e desenvolver valores como cooperação e solidariedade.