A partir das intervenções em hospitais, Doutores da Alegria amplia canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas
A mostra abre espaço para que alunos e ex-alunos formados através do Programa de Formação de Palhaço para Jovens possam compartilhar sua produção artística. Serão apresentadas cenas criadas a partir de processos de pesquisa em sala de aula e cenas inéditas desenvolvidas fora da Escola pelos ex-alunos, hoje artistas e a interação com o público abrem caminho para a reflexão da arte e revelam o pensamento de uma escola implicada em formar e difundir com excelência a linguagem do palhaço.
1. INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS HOSPITAIS EM SÃO PAULO E RECIFE
Acontecem nas pediatrias dos hospitais públicos de São Paulo e Recife. Trata-se da atuação de atores e palhaços profissionais, selecionados e treinado segundo critérios construídos a partir da prática de 25 anos. A metodologia e linguagem artísticas regem a prática dos artistas num espaço tão inusitado e considerado “fronteira” quanto os hospitais. 2. PLATEIAS HOSPITALARES NO RIO DE JANEIRO
A atuação dos Doutores da Alegria no Rio de Janeiro tem o objetivo de mobilizar a classe artística do Estado para experimentar uma nova proposta de integração de Cultura e Saúde. Pretendem assim contribuir com a melhoria do atendimento e da qualidade das relações entre os trabalhadores da área de saúde e as comunidades do entorno dos hospitais, tornando os envolvidos em espaços não somente de cuidado, mas de promoção da Saúde e Cultura. 3. ESCOLA DOS DOUTORES DA ALEGRIA
Palhaços Em Rede:
O programa desde 2007, tem como objetivo articular uma rede de relacionamento e cooperação, com o propósito de gerar impacto efetivo no trabalho dos diferentes grupos e indivíduos que utilizam a “figura” ou “linguagem” do palhaço para atuar com crianças e adultos em hospitais. O programa busca melhorar a qualidade do que é elevado para a criança ou adulto hospitalizado, reforçando a identidade de cada grupo
Programa De Formação De Palhaços Para Jovens
Completando 13 anos de existência, o programa viabiliza formação artística profissional, com foco na linguagem do palhaço, para jovens em situação de vulnerabilidade e risco social da cidade de São Paulo e/ou outros Estados brasileiros. Criado em 2004, o programa é idealizado pela Escola dos Doutores da Alegria em São Paulo.
A formação oferece 25 vagas e tem duração de dois anos e meio, com aulas de segunda a sexta-feira e atividades extras, é uma das poucas formações na linguagem do palhaço de longa duração e gratuita no Brasil. Aproximadamente 80% dos formandos passa a atuar profissionalmente, ao término da formação de 2 anos e meio, é possível ao jovem, requerer o DRT de palhaço profissional junto ao Sindicato dos Artistas de sua cidade.
4. AÇÕES CULTURAIS
Bloco do Miolinho Mole
É a adaptação do bloco para a realidade hospitalar. Intervenção realizada através dos artistas do Recife que passam a “visita médica” tocando e cantando marchinhas carnavalescas em todos os hospitais onde atuam os Doutores da Alegria.
Conta Causo
O encontro conta com a participação de todos os artistas dos Doutores da Alegria que compartilham suas experiências nos hospitais contando “causos.”
Bobociclismo
Os palhaços pernambucanos pretendem realizar uma divertida pedalada em “bando” pelos arredores do Recife, com direito a aquecimento, parada para fotografias e torna na cara dos palhaços. A atividades lúdica e interativa com o público, está prevista para acontecer em Setembro, mês que marca o aniversário da organização e o Dia Estadual do Doutores da Alegria, em vigor no calendário oficial do Estado desde 2013.